Entenda como este contexto beneficia você e todas as mulheres
O conceito de autonomia está ligado a liberdade que uma pessoa tem em gerir a vida livremente e de executar racionalmente suas próprias escolhas. Uma mulher autônoma é aquela que assume o comando de sua vida, que sabe o que quer, honra e respeita sua história e seus valores, e inspira confiança ao seu redor. E apesar de muitas vezes isso ser uma luta, ela não perde sua amorosidade.
E, embora este seja um tema atual, a autonomia ainda gera algumas confusões. Por isso, neste artigo trouxe para você uma análise franca sobre o assunto, junto com conceitos que vão te ajudar a entender a importância de administrar sua vida sob esta visão.
Importante salientar que autonomia não é o mesmo que independência e individualismo, ou seja, suas ações deverão levar em consideração todas as pessoas envolvidas nas situações, sejam elas membros familiares ou colegas de trabalho. Caso contrário, poderá errar a mal e passar a ser arrogante, intransigente, egoísta.
A partir disso, leve para a sua vida o seguinte recado:
Autonomia é a sua capacidade de tomar decisões e de se autogovernar em prol de um resultado que gere melhorias para si e para todos ao seu entorno.
Com esta clareza, você será capaz de gerir sua vida e honrar as suas escolhas a favor do seu crescimento de forma altruísta, ajudando também no desenvolvimento de outras mulheres ao seu redor. Você perceberá que existe uma grande emoção em agir desta forma, é uma virada de chave.
E esta virada de chave começa a partir de uma mudança de mindset, ou seja, o seu padrão de pensamento se transforma em um mais positivo e você se reconhecerá como uma mulher mais autoconfiante e que inspira esta determinação. Sua criatividade e esforços são notados pelo fato de que seus planejamentos são realizados e concretizados.
Esta autoconfiança é uma construção diária e vem do fato de que autonomia é ação! Ela só acontece quando você coloca em prática a sua melhor de versão a expande de forma sábia e responsável, priorizando com eficácia suas escolhas em prol de algo benéfico a todos.
E você sabe qual é o poder por detrás desta autonomia? É a autorresponsabilidade, isto quer dizer que, assumir a sua responsabilidade pelos acontecimentos em sua vida, tanto os positivos como os negativos, são fundamentais para que você siga com protagonismo. E esta capacidade, que parece desafiadora à primeira vista, pode ser desenvolvida a partir do autoconhecimento e entendimento das suas emoções.
Por exemplo, se você perde o emprego, naturalmente vai culpar a empresa, o gestor, a pandemia, o governo e talvez fique lamentando dias, meses por essa perda. A pessoa autorresponsável se permite sofrer (o que é natural), ao mesmo passo que busca sair dessa situação. E isso é possível, se virando para uma tomada de decisão que te tira da dor e te coloca em um novo caminho cheio de oportunidades.
Bem, eu te convido agora a experenciar tudo o que aprendeu comigo nesta leitura, retomando o poder de escolha sobre sua vida, suas ideias e seu tempo. Lembre-se de que existe uma capacidade ilimitada em você para propagar autonomia.
Eu defino esta mulher como absoluta, aquela que tem a capacidade de observar sua vida por todos os ângulos, a fim de se conhecer melhor e fazer uso de suas habilidades, capacidades e competências para evoluir cada vez mais. Essa mulher Absoluta e autônoma não mede esforços para alcançar seus objetivos e ela é autorresponsável, pois vitimismo, não cabe na vida dela. Seja esta mulher e abrace o seu valor.
Se você gostou desse artigo e acredita que ajudará outras mulheres, compartilhe nas suas redes sociais e se me marcar ficarei muito feliz.
Artigo escrito para a Revista Dolce Morumbi, em 31/05/2021.
Leia mais artigos aqui.