AS INFLUÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA

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As falhas na comunicação são responsáveis por boa parte dos problemas enfrentados nas relações profissionais e também com familiares e amigos. No ambiente corporativo, essa dificuldade interfere na evolução da carreira.

Pesquisas apontam que 90% dos profissionais perdem os empregos por questões comportamentais e não por falta de competência. A maior parte destas questões está na comunicação e em como a pessoa se expressa. E se engana quem pensa que apenas os tímidos e introvertidos possuem essa dificuldade. Os desentendimentos podem acontecer até mesmo com as pessoas que se comunicam bem. Afinal, ser um hábil comunicador não quer dizer que a mensagem foi passada de maneira adequada.

“Ser assertivo é a capacidade de se expressar de maneira clara, objetiva e positiva, respeitando o ponto de visto de outras pessoas.”

Em minha experiência como coach pude perceber que os casos mais comuns no meio profissional são pessoas que no geral possuem uma boa comunicação, mas se perdem em momentos de pressão, assumindo uma atitude passiva ou agressiva. Pessoas que possuem esses perfis enfrentam grandes desafios podendo ser solucionados com a assertividade, que uma vez é capaz de ser desenvolvida e trazer um ganho imenso, principalmente em como se portar nas situações de conflito.

O comportamento assertivo torna a pessoa capaz de agir em seu próprio interesse, a se afirmar sem ansiedade, a expressar sentimentos sinceros sem constrangimento e a posicionar seus próprios direitos sem negar os alheios.

Para se expressar de maneira direta e com clareza é necessário o aprimoramento de algumas características de um comunicador assertivo, como:

  • Ser coerente entre fala e ação;

  • Expressar o que está sentindo de fato;

  • Ter escuta ativa, respeitando o momento da fala do outro;

  • Encontrar novos caminhos para dizer o que precisa ser dito sem ofender ou humilhar o outro, de maneira a resolver conflitos sem criar novos;

  • Ter inteligência emocional e autoconfiança para transmitir segurança na sua fala e gestos;

  • Saber aceitar quando a ideia ou projeto do outro é melhor do que a sua;

  • Concluir conversas sempre com um patrocínio positivo. Ex: Podemos juntos construir um novo caminho.

Outra característica importante do comunicador assertivo é o uso da persuasão, ou seja, utilizar recursos que sustentam suas colocações para contribuir com aprovação de suas ideias. Como relatórios, teses, experiências anteriores, sendo emocionais ou simbólicas para convencer alguém a aceitar uma ideia ou realizar uma ação. Atenção: ser persuasivo não é ser manipulador. Quem manipula tem como estratégia o apelo emocional para enganar e confundir o outro. A grande diferença está na forma incisiva e direta da persuasão, que é muito usada em casos de negociação, por exemplo.

Auxiliei uma coachee com quase 50 anos e que estava cansada de perder oportunidades profissionais por dificuldade de comunicação. Ela tinha uma bagagem incrível, mas uma carreira estagnada. E a origem estava em uma infância reprimida, em que ela não podia se expressar. Em nossas sessões trabalhamos com ferramentas que a ajudaram a compreender, aceitar e ressignificar sua história de modo que ela potencializou sua comunicação. Após este trabalho de empoderamento, hoje ela consegue lidar com grandes públicos e conquistou o cargo desejado. Desenvolveu a capacidade de se comunicar com clareza e também de agregar pessoas.

O trabalho do autoconhecimento associado às crenças limitantes como perfeccionismo ou mesmo insegurança influencia diretamente a maneira como você se comunica. Mas, uma vez que você emite uma mensagem assertiva, de forma segura, as chances de ser interpretada corretamente aumentam. Assim, a demanda de atividades é executada e entregue de forma agilizada e rápida, evitando retrabalhos e reduzindo conflitos internos.

Para desenvolver esse conhecimento de si é importante contar com apoio profissional. Um coach pode te auxiliar a entender gatilhos que resultam em algumas posturas de acordo com a situação que você enfrenta. Mas isso não quer dizer que você já não possa começar. Abaixo apresento algumas dicas para se auto-observar e começar o trabalho de se comunicar com mais assertividade:

  • Não fale sobre assuntos que não tenha amplo conhecimento;

  • Busque sempre capacitação para se cercar de informações concisas;

  • Saiba o momento que você deve se pronunciar;

  • Seja claro e direto. Ex.: diga ‘sim’ ou ‘não’ de maneira a não deixar dúvidas;

  • Caso conheça alguém do seu ambiente com dificuldade de se expressar, seja o intermediador;

  • Fique atento na sua linguagem escrita, oral e também na sua expressão corporal;

  • E principalmente, seja empático. Coloque-se no lugar do outro.

Ao ter consciência de que o desafio está na comunicação e que você tem toda a capacidade de aprimorar e potencializar essa competência com apoio profissional, não espere mais. Comece já essa jornada incrível para dentro de si mesmo.

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Escreva para: contato@ebrccoaching.com.br

Artigo escrito para a Revista Dolce Morumbi, em 18/05/2020.
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Ana Kekligian é Palestrante, Fundadora da EBC – Empresa Brasileira de Coaching, Master Coach, Analista Comportamental, Especialista em Inteligência Emocional e Especialista em Produtividade. Atualmente com cinco importantes certificações internacionais pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching: Professional & Self Coaching, Coaching Ericksoriano, Master Coach, Análise Comportamental e Inteligência Emocional. Certificado de Especialista em Inteligência Emocional pela SBIE – Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional e Triad Certified Productivity Specialist, formada pela TriadePS.

Vasta experiência corporativa, onde atuou como executiva de marketing por mais de 18 anos em importantes empresas.

Além disso, administra outros importantes papéis: como mulher, mãe, filha, irmão, amiga e CEO de si mesma.