A nitidez das metas, por cada um dos membros da equipe gera uma noção comum de propósitos, para que a equipe toda cumpra as tarefas determinadas e, como consequência, conscientiza os integrantes da necessidade de aprender e a importância disto.
O efeito que se observa comumente são metas compartilhadas, ou seja, uma noção comum de prioridades. Isso porém só levará à uma efetiva aprendizagem, se todos os membros da equipe conseguirem oferecer feedbacks construtivos. Deste modo, o ambiente criado pela equipe propriciará uma disponibilidade para falar abertamente.
A manutenção da aprendizagem pela equipe é tão importante quanto a sua criação, por isso, ter na equipe pessoas com diferentes níveis de experiência, fomenta a valorização das diferenças, desde que o julgamento entre as pessoas esteja suspenso. Uma equipe muito equalizada leva sempre ao mesmo tipo de resultado, de experimentação, de criatividade. Já uma equipe com diferentes perfis pode levar, inclusive, ao compartilhamento de conhecimentos e informações entre todos.
Uma equipe assim, poderá se tornar tão coesa e tão sinergica de modo que todos os membros desenvolverão um entendimento instintivo de como o outro pensa, como o outro funciona, sendo capazes de substituir uns aos outros sem grandes problemas. Aliado a isso, o conhecimento do gestor do perfil comportamental de cada um, fornecerá bases sustentáveis para poder extrair o melhor de cada um.
Olhe para sua equipe neste momento e verifique se você gestor, está praticando as 10 necessidades comportamental de uma equipe de alta performance, fazendo uma reflexão do que poderia melhorar.
Você e sua equipe só tem a ganhar com isto!